2.3 Fluxo de trabalho da vista ortogonal

Aprender a trabalhar entre os modos de vista ortogonal e de vista em perspectiva, combinados com as opções de câmera predefinidas disponíveis (Vista superior, Vista frontal etc.), pode abrir novos fluxos de trabalho de modelagem e aumentar a eficiência no FormIt.

Neste capítulo, criaremos algumas vistas de elevação no arquivo Encode Campus Sample Model.axm, usando as opções de vista predefinidas e a ferramenta Alinhar câmera com a face. Se você ainda não tiver feito isso, será possível fazer o download do arquivo de amostra do Conjunto de dados da Parte 2 do Manual do FormIt.

Adicionar vistas de elevação

Às vezes, é mais fácil trabalhar em uma vista ortogonal em vez de em perspectiva, por exemplo, para tentar alinhar elementos em uma fachada ou para desenhar paredes em uma planta. Na seção abaixo, usaremos o modo de vista ortogonal para criar cenas de vista de elevação em nosso modelo, que você poderá usar posteriormente para desenhar.

Vamos usar as vistas de elevação predefinidas (Vista frontal (VF), Vista direita (VR), Vista esquerda (VL) e Vista posterior (VB)) para nos ajudar a criar cenas de elevação ortogonal. No entanto, essas vistas de elevação predefinidas são baseadas na localização e orientação atual do eixo do modelo; portanto, primeiro precisamos verificar isso.

1 – Certifique-se de que os eixos do modelo estejam alinhados para corresponderem ao que é mostrado na imagem abaixo, incluindo a direção das linhas dos eixos verde, vermelho e azul. Se você não os vir, bastará digitar DZ para Exibir eixos ou usar a caixa de seleção na guia da paleta Estilos visuais > Ambiente.

Observação: Para obter mais informações sobre como ajustar os eixos do modelo, consulte a Parte I do capítulo 1.2 – Project Set Up with Images and Grid

Observação: O terreno do Campus de codificação é diagonal, em relação às direções cardeais. No entanto, como o eixo foi definido para ser paralelo ao nosso terreno e construção, podemos usar as vistas de elevação predefinidas para obter os ângulos perfeitos da câmera de elevação para o nosso modelo.

2 – Para criar a primeira cena de elevação:

  1. Altere a câmera para o modo Ortogonal (VO) clicando no botão na barra de ferramentas de navegação flutuante (HB).

  2. No menu suspenso de vistas de elevação predefinidas na barra de ferramentas de navegação flutuante (HB), selecione Vista direita (VR).

  3. Na paleta Camadas, desative a camada Existente – Construções de contexto – Massa, porque ela pode estar bloqueando nossa vista do Campus de codificação.

  4. No modo de vista ortogonal, há um plano de corte com base na localização da câmera, o que pode fazer com que essa vista pareça inicialmente estar fazendo um corte transversal no modelo em uma localização aleatória. Para corrigir isso, basta aplicar Zoom em tudo (ZA).

  5. Aumente o zoom até que o Campus de codificação ocupe a maior parte da vista.

  6. Na paleta Cenas, crie uma nova cena e nomeie-a Elevação – Noroeste.

Observação: Para obter mais informações sobre como ajustar camadas ou criar cenas, consulte a Parte I dos capítulos 1.6 – Controlar a visibilidade com camadas e 1.12 – Estilos visuais, respectivamente.

3 – Repita a etapa anterior para as outras três direções para criar um total de quatro (4) novas cenas de elevação. Se os eixos coincidirem com os nossos, as vistas deverão corresponder às direções de elevação da seguinte maneira:

  • Vista frontal: Elevação – Nordeste

  • Vista direita: Elevação – Noroeste

  • Vista esquerda: Elevação – Sudeste

  • Vista traseira: Elevação – Sudoeste

Alinhar câmera com a face

Essa ferramenta permite alinhar a câmera atual para olhar diretamente para uma face plana selecionada. Combinado com o modo de vista ortogonal, podemos usar isso para criar uma elevação de uma parede ligeiramente fora do eixo.

1 – Abra a cena Campus – Descendente, que já está definida como Ortogonal (VO) e Vista superior (VT). Você vê a parede de alvenaria ligeiramente diagonal, na fachada voltada para a rua da construção do sudoeste do campus? Se estivéssemos trabalhando apenas em perspectiva, poderia ter sido difícil de perceber esse leve ângulo.

2 – Gire a vista de forma que seja possível ver a face externa dessa parede.

3 – Clique duas vezes para editar todo o grupo Construção SO e, em seguida, clique duas vezes novamente para editar o grupo Alvenaria externa da construção.

4 – Clique com o botão direito do mouse na face externa da parede ligeiramente angular e selecione Alinhar câmera com a face (AF). A câmera rotacionará automaticamente para que você esteja olhando diretamente para essa parede ligeiramente em ângulo.

Observação: Quando for usada a ferramenta Alinhar câmera com a face (AF) enquanto estiver no modo ortogonal, o plano de corte da vista resultante será definido com base no plano de corte da câmera Perspectiva (VP). Se o plano de corte estiver posicionado no local correto, poderá não ser necessário desativar a camada Existente – Construções de contexto – Massa para ver a parede em ângulo. Tudo o que está “por atrás” do plano de corte da nossa câmera está oculto da vista. Esse é um truque prático que pode ser usado para criar vistas de pseudoseção, planta, elevações internas ou até mesmo RCP sem usar um dos seis planos de corte disponíveis.

5 – Salve essa vista como uma cena chamada Elevação – Parede em ângulo para que você possa retornar facilmente a ela a qualquer momento. 6 – Para concluir, adicionamos algumas janelas à face com um ângulo leve. Sinta-se à vontade para adicionar seus próprios toques a essa parede ao trabalhar entre Ortogonal (VO), Perspectiva (VP) e as cenas de elevação recém-criadas.

Last updated